Sinopse
O livro trata do assassinato de um grupo de jovens de classe média de São Paulo depois de um mal entendido, um pré julgamento errado e uma perseguição policial. A partir deste ponto o fato se torna o elo de ligação entre tantos outros assassinatos sem explicação realizados pela policia militar.
O livro mescla realidades. A do jornalista em busca dos fatos e as milhares de histórias de violência policial na grande São Paulo.Uma pequena história que desencadeia uma quantidade assustadora de casos semelhantes onde a policia atira antes de perguntar.
O livro / reportagem de Caco Barcellos, além de buscar transcrever a realidade, mostra também um pouco do dia a dia do repórter investigativo. Em sua busca pelos casos semelhantes ao do Rota 66, o repórter narra sua investigação em lugares pouco agradáveis para maioria das pessoas. Entre pilhas de jornais e documentos em um escritório até madrugadas inteiras dentro de uma espécie de almoxarifado de um necrotério. A narrativa também ressalta anotações e um árduo trabalho de pesquisa em jornais locais, documentos e entrevistas acompanhados dos comentários do jornalista.
O livro traz duas historias que atraem o leitor: a primeira o fato em si. A realidade que na maioria das vezes é camuflada pelos órgãos públicos. A policia, que muitas vezes, é corrupta e sanguinária. O uso inadequado do poder. A violência pela violência. Citando nomes e desmascarando a impunidade desses servidores da sociedade que servem apenas a si mesmo desconsiderando a vida alheia. Para o sistema pobre é indigente sem família. O olhar critico de uma sociedade regrada pela falta de bom senso e despreparo da pessoa pública da policia. Do outro lado o trabalho fascinante de um jornalista. A narrativa rápida envolve o leitor desde os primeiros parágrafos.
Sinopse
'Abusado', livro-reportagem de Caco Barcellos, é uma lição sobre a lógica, os meandros e o 'modus operandi' das corporações criminosas que comandam o tráfico de drogas e outras atividades criminosas no Estado. Através da história de Juliano VP - sua infância, adolescência, entrada e ascensão no tráfico de drogas na favela Santa Marta (em Botafogo, bairro de classe média) -, temos um retrato da ocupação do morro pelo Comando Vermelho e da implantação de sua disciplina. Mas não é apenas um livro sobre a história do tráfico. Juliano é um personagem fascinante, um criminoso com refinado gosto literário, preocupado com o destino da comunidade favelada do Rio de Janeiro e cujos contatos iam dos violentos chefes do CV até importantes intelectuais cariocas.
Comentario: ( ainda nao li, mas esta na minha lista) copiei de outro site os comentarios
joao victor
esse livro me surpreendeu...muito bom, conta a historia de um grupo de jovens assasinados pela rota por engano e, ao decorrer, é narrado com fatos reais sendo comparados ao caso rota66, fato verídico... recomendo
Flávia
Este livro é simplesmente maravilhoso no sentido de conhecimento e reflexão de uma questão que muitos não conhecem: questão social (pobreza, falta de oportunidade e exclusão. Agora para alguns da comunidade e para o próprio ''Juliano VP'' esse livro não foi tão bom, na vida real ele foi assassinado na cadeia e dizem as más línguas que foi por causa do livro, onde infelizmente foi revelado esquemas não permitidos pelo crime organizado. E a parte dos moradores do morro, muitos deles não aprovaram o livro por mostrar somente o lado errado do morro. Mas é lógico que este livro é recomendado para um profundo conhecimento e reflexão de ajuda ao próximo, iniciativa e atitude
Autor do comentario: usuarios do site livraria cultura